Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HOUVE UM TEMPO EM QUE HANS E SEU IRMÃO FRANS ESTAVA COLHENDO TULIPAS PARA VENDÊ-LAS NAS ALAMEDAS DA CIDADE DE HAARLEM NA HOLANDA.

ELES COSTUMAVAM COLHER AS TUPILAS PERTO DAS MARGENS DO RIO SPAARNE JUNTO A UMA BARRAGEM DE MADEIRA E SERVIA PARA CERCÁ-LO PARA QUE AS SUAS ÁGUAS NÃO INVADISSEM COMPLETAMENTE TODA A CIDADE.

REPENTINAMENTE FRANS QUE ERA O IRMÃO CAÇULA, EXCLAMOU:

- HANS, VEJA O QUE EU ENCONTREI!

ASSIM MAIS QUE DEPRESSA LÁ FOI HANS VER O QUE O SEU IRMÃO HAVIA ENCONTRADO, POIS, FRANS SE ENCONTRAVA NUM ESTADO DE EUFORIA QUE SEU GRITO ECOOU POR TODAS AS ALAMEDAS DA CIDADE.

ENTÃO HANS QUE SE ENCONTRAVA A ALGUNS METROS DE DISTÂNCIA DE ONDE O PEQUENO FRANS ESTAVA, PÔS-SE A CORRER ALUCINADAMENTE E CHEGANDO LÁ VIU UM BURAQUINHO E DELE SAÍAM ALGO SEMELHANTE A BOLHAS DE SABÃO.

O BURAQUINHO AINDA ERA INSIGNIFICANTE, PORÉM UM FIOZINHO DE ÁGUA JÁ TEIMAVA EM ESCAPAR PELO BURAQUINHO.

HANS E FRANS OLHAVA PARA TODOS OS CANTO DA BARRAGEM E NÃO VIAM UMA PESSOA SEQUER NAS CERCANIAS DA BARRAGEM QUE CERCAVA O RIO QUE DESEJAVA DESESPERADAMENTE ROMPÊ-LA E INVADIR AS RUAS LIBERTANDO-SE DOS GRILHÕES QUE A BARRAGEM HAVIA IMPOSTO A ELE POR MUITOS ANOS.

HANS, ENTÃO LEMBROU QUE TODOS OS PESCEADORES HAVIAM ENTRADO NO RIO PARA PESCAR E SÓ VOLTARIAM NO DIA SEGUINTE.

ASSIM HANS TEVE UMA IDEIA, AJOELHOU EM FRENTE AO BURAQUINHO E O TAMPOU COM O SEU DEDO INDICADOR.

EM SEGUIDA ELE DISSE AO IRMÃO PARA QUE FOSSE AVISAR TODA A GENTE QUE HAVIA UM BURAQUINHO NA BARRAGEM E ENQUANTO ISSO ELE IRIA FICAR COM O DEDO VEDANDO AQUELA PEQUENINA ABERTURA.

IMEDIATAMENTE O PEQUENO FRANS COMEÇOU A CORRER NA DIREÇÃO DA ALDEIA MAIS DO QUE AS SUAS PERNINHAS PUDESSEM AGUENTAR.

ASSIM HANS FICOU SOZINHO OUVINHO SOMENTE O BORBULHAR DA ÁGUA QUERENDO SE LIBERTAR DEFINITIVAMENTE DAQUELE BURAQUINHO, MAS, O GAROTO NÃO TIRAVA O DEDO DELE DALI MESMO FATIGADO PELO CANSAÇO E PELA DOR.

NESSE MOMENTO O RIO COMEÇOU A SE REVOLTAR FAZENDO COM QUE AS SUAS ONDAS ESPUMOSAS FICASSEM BATENDO CONTRA AQUELA BARRAGEM.

AS FORTES ONDAS CHEGAVAM A MOLHAR OS CABELOS LOIROS DE HANS.

ELE JÁ SE ENCONTRAVA EXASTO E A ANSIEDADE JÁ TOMAVA CONTA DA IMAGINAÇÃO DELEFAZENDO COM QUE ELE ESCUTASSE O RIO RESMUNGAR DIZENDO:

- EU SOUO PRÍNCIPE NETUNO, FILHO DO GRANDE POSEIDON, O REI DOS MARES E DOS RIOS! NENHUMA CRIATURA PODE LUTAR CONTRA MIM!  MUITO MENOS VOCÊ QUE AINDA É APENAS UMA CRIANÇA INDEFESA.

O CORAÇÃO DE HANS BATIA ACELERADAMENTE DEPOIS DA AMEAÇADORA APARIÇÃO DE NETUNO, MAS ELE CONTINUAVA FIRME VEDANDO O BURAQUINHO PARA IMPEDIR A FUGA DE NETUNO E NÃO DEIXÁ-LO DESTRUIR A BELÍSSIMA CIDADE DAS TULIPAS,

ENTÃO O PRÍNCIPE DOS MARES E RIOS FOI FICANDO CADA VEZ MAIS REVOLTADO COM O GAROTO E DISSE:

- CRIANÇA TEIMOSA E INSOLENTE! NÃO VAI SER VOCÊ QUE VAI ME IMPEDIR DE DESTRUIR ESSA CIDADE QUE TEVE A OUSADIA DE APRISIONAR-ME DURANTE ANOS NESSA BARRAGEM.

- EU VOU PASSAR! EU VOU PASSAR A QUALQUER CUSTO!  ENTÃO SAÍA JÁ DA MINHA FRENTE!

ENTÃO O GAROTO CERRANDO OS DENTES APERTOU O DEDO COM MAIS FORÇA VENDANDO AINDA MAIS A PASSAGEM DO PRÍNCIPE DAS ÁGUAS E NO AUGE DA SUA DOR, GRITOU COM A AUTORIDADE DE UM MARINHEIRO FAZENDO COM QUE NETUNO RECUASSE E EM SEGUIDA O MENINO HANS DISSE:

- DAQUI, VOCÊ NÃO PASSARÁ! NEM QUE O SEU TRIDENTE ME FERIR, EU NÃO ARREDO O MEU DEDO DESSE BURAQUINHO!

NESSE MOMENTO O PEQUERO HERÓ DE HAARLEM OUVIU OS GRITOS DOS PESCADORES VINDO À SUA DIREÇÃO E IMEDIATAMENTE VEDARAM PARA SEMPRE A FENDA DO BURAQUINHO PARA O DESESPERO DE NETUNO QUE PRAGUEJANDO VINGANÇA, REGRESOU CABISBAIXO AO FUNDO DO MAR.

ASSIM UMA HORA DEPOIS DE VEDAREM O BURQUINHO, OS PESCADORES REGRESSARAM A CIDADE CARREGANDO NOS OMBROS O VALENTE HÉROI QUE SALVOU HAARLEM, A BELÍSSIMA CIDADE ONDE AS TULIPAS SÃO TÃO CHARMOSAS E DELICADAS.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 03/11/2022
Alterado em 19/02/2024
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos