Contos doTio-Avô
Saulo Piva Romero
Textos

HÁ MUITOS E MUITOS ANOS NO VALE DE OAXACA NO MÉXICO NASCEU UMA BELÍSSIMA PRINCESA.

ASSIM A VIDA DOS REIS DO POVO ZAPOTECA SE TRANSFORMOU DA ÁGUA PARA O VINHO, POIS, O NASCIMENTO DA PEQUENA PRINCESA TROUXE MUITO ANOS DE PAZ E ALEGRIA PARA A ALDEIA QUE ESTAVA INQUIETA COM AS FREQUENTES GUERRAS CONTRA OS SEUS INIMIGOS.

O TEMPO PASSOU E A PEQUENA PRINCESA SE TORNOU UMA LINDA MULHER FAZENDO COM QUE TODOS OS GUEREIROS DO SUA ALDEIA E DAS TRIBOS INIMIGAS SE APAIXONASSEM POR ELA.

A JOVEM DONAJÍ ERA UMA MOÇA EXTREMAMENTE MEIGA E BONDOSA QUE AMAVA A NATUREZA E OS ANIMAIS.

ELA SEMPRE SE DESTACOU ENTRE AS DEMAIS ÍNDIAS DA TRIBO DOS ZAPOTECAS PROVOCANDO A IRA E A INVEJA NO MEIO DELAS.

A PRINCESA DONAJI ERA TÃO BELA QUE DEIXAVA TODOS OS GUERREIROS QUE HABITAVAM OS GRANDES VALES DE OAXACA E PUEBLA APAIXONADOS POR ELA FAZENDO COM QUE ELES ENTRASSEM EM GUERRA POR CAUSA DE SUA RARA BELEZA.

ENTÃO APÓS MUITOS ANOS DE PAZ E HARMONIA A TRIBO DOS ZAPOTECAS ENTRARAM EM CONFLITO COM A TRIPO DOS MIXTECAS QUE VIVIAM NO VALE DE PUEBLA.

NESSA BATALHA PELO CORAÇÃO DE DONAJI, MUITOS GUERREIROS PERDERAM SUAS VIDAS.

NO DECORRER DA BATALHA, NICANO, O JOVEM PRÍNCIPE MIXTECA FOI GRAVEMENTE FERIDO.

ASSIM NICANO FICOU ENTRE A VIDA E A MORTE FAZENDO COM QUE A PRINCESA DONAJÍ SE COMPADECEU DA SITUAÇÃO DELICADA PELA QUAL ELE ESTAVA ENFRENTANDO.

ENTÃO, A BONDOSA PRINCESA CORAJOSAMENTE SE INFILTROU NO MEIO DO CAMPO DE BATALHA E IMEDIATAMENTE PARTIU LEVANDO O JOVEM PRÍNCIPE NO LOMBO DE SEU CAVALO ATÉ O VALE OAXACA E O ESCONDEU NO SEU QUARTO PARA CUIDAR DELE ATÉ QUE FICASSE COMPLETAMENTE CURADO.

ENQUANTO ISSO A BATALHA AINDA PROSSEGUIU DURANTE DOIS MESES ATÉ QUE O REI DOS MIXTECAS RENDEU O REI DOS ZAPOTECAS DECRETANDO O FIM DA BATALHA NO VALE DE OAXACA.

 MAS COM A VITÓRIA DOS MIXTECAS, O REI EXIGIU QUE A PRINCESA DONAJI FOSSE OFERECIDA COMO ESPOSA AO PRINCIPE NICANO SEM SABER QUE A PAIXÃO E O AMOR ENTRE OS DOIS JÁ HAVIA FLORESCIDO NO TEMPO EM QUE ELE ESTEVE FERIDO E SE CUROU PELAS MÃOS DELA.

PORÉM COM O PASSAR DOS DIAS A PRINCESA PEDIU AO PAI QUE A RESGATASSE DE VOLTA PARA A SUA ALDEIA, POIS, POR MAIS QUE AMASSE NICANO COM TODAS AS SUAS FORÇAS, ELA TEMIA PELA SUA VIDA E PELO SEU POVO.

ENTÃO QUANDO O PAI DE NICANO FICOU SABENDO DA FUGA DE DONAJÍ, ELE NÃO TEVE COMPAIXÃO E ORDENOU QUE CAPTURASSEM A ESPOSA DE SEU FILHO.

MAS A PRINCESA DONAJÍ COM A AJUDA DE SEU PAI SE EMBRENHOU NAS MONTANHAS DO VALE DE OAXACA E NUNCA MAIS FOI ENCONTRADA ATÉ QUE UM DIA UM PASTOR GUIAVA O SEU REBANHO DE OVELHAS AS MARGENS DO RIO ATOYAC.

 QUANDO CHEGOU AO RIO, O VELHO PASTOR NOTOU QUE AS SUAS OVELHINHAS ESTAVAM EXAUSTAS E SEDENTAS, ENTÃO, ELE FICOU ESPERANDO TODAS AS SUAS OVELHAS BEBEREM ÁGUA PARA SACIAREM A SEDE.

ENQUANTO ISSO O VELHO PASTOR ENCOSTOU-SE AO TRONCO DE UMA ÁRVORE PARA DESCANSAR DA LONGA VIAGEM ATÉ AS MARGENS DO RIO ATOYAC.

DEPOIS DE ACOMODAR CONFORTAVELMENTE AS SUAS COSTAS AO TRONCO DAQUELA ARVORÉ, ELE ADORMECEU PROFUNDAMENTE E SÓ FOI DESPERTAR COM AS SUAS OVELHAS BERRANDO PARA AVISÁ- LO QUE JÁ ERA HORA DE PROSSEGUIR COM A VIAGEM DE VOLTA PARA O VALE DE OAXACA.

ASSIM AO ERGUER A CABEÇA ASSUSTADO COM OS BERROS IMPACIENTES DAS SUAS OVELHINHAS, ELE AVISTOU UM BELÍSSIMO LÍRIO SELVAGEM E IMEDIATAMENTE SE APROXIMOU PARA VÊL-O MAIS DE PERTO, POIS FICOU ENCANTADO COM TAMANHA BELEZA JAMAIS VISTA NAS MATAS DAQUELA REGIÃO MONTANHOSA.

O VELHO PASTOR FICOU TÃO ATRAÍDO PELA BELEZA DO MISTERIOSO LÍRIO SELVAGEM CAMPESTRE QUE DECIDIU ARRANCÁ-LO DALI E LEVÁLO PARA DÁ-LO DE PRESENTE A SUA ESPOSA.

ASSIM ELE COMEÇOU A CAVAR A TERRA ONDE O FASCINANTE LÍRIO DO CAMPO HAVIA BROTADO PARA ARRANCÁ-LO E PEGÁ-LO NAS MÃOS QUANDO DE REPENTE ELE OUVIU O SOM DE UMA VOZ MEIGA E DELICADA QUE LHE SUPLICAVA DESESPERADAMENTE.

- EU PEÇO QUE NÃO ME MACHUQUE, POIS, EU SOU A PRINCESA DONAJÍ QUE ABANDONEI O MEU AMADO NICANO PARA PROTEGER A MINHA TRIBO. EU ATÉ QUE TENTEI RETORNAR PARA OS BRAÇOS DO MEU AMADO PRÍNCIPE, MAS, O PODEROSO QUETZALCÓATI, OPÁSSARO SERPENTE QUE SIMBOLIZA A VIDA, A VEGETAÇÃO, OS ALIMENTOS E A FORÇA ESPIRITUAL TAMBÉM  SE APAIXONOU POR MINHA BELEZA E FEZ COM QUE EU ME TRANSFORMASSE NESSE FASCINANTE LÍRIO DO CAMPO.

ENTÃO, EU LHE SUPLICO BOM PASTOR QUE ME ENTREGUE AO MEU AMADO PRÍNCIPE NICANO PARA QUE ELE POSSA CUIDAR PARA SEMPRE DA SUA DONAJI COM TODO O AMOR E CARINHO QUE SEI QUE EXISTE NO FUNDO DO SEU BONDOSO CORAÇÃO.

DA OÍ BOM PASTOR VIAJOU ATÉ O VALE DE PUEBLA E OFERECEU O BELÍSSIMO LÍRIO DO CAMPO AO PRÍNCIPE DOS MIXTECAS QUE AO PEGÁ-LA EM SUAS MÃOS NÃO CONTEVE A FORTE EMOÇÃO QUE SENTIU E SEM PERCEBER DEIXOU CAIR UMA LÁGRIMA SOBRE AS PÉTULAS DO LÍRIO DE RARA BELEZA E NESSE INSTANTE A PRINCESA DONAJÍ VOLTOU A SER PRINCESA NOVAMENTE, POIS, A MARCA DA LÁGRIMA DE NICANO AO CAIR NO LÍRIO DESFEZ O ENCANTAMENTO QUE O PODEROSO PÁSSARO SERPENTE HAVIA FEITO.

ASSIM A PAZ E A HARMONIA VOLTARAM A REINAR NOS VALES DE OAXACA E PUEBLA FAZENDO COM QUE DONAJI E NICANO UNISSEM OS DOIS REINOS E VIVESSEM UM GRANDE E ETERNO AMOR POR TODA A ETERNIDADE.

 

 

                                                                                   

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/01/2023
Alterado em 19/02/2024
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
AfrikaansAlbanianArabicEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Site do Escritor criado por Recanto das Letras

Copyright © 2017 ** 2024. Contos do Tio-Avô. Todos os direitos dos textos reservados a Saulo Piva Romero  

*Site fundado em 5 de Abril de 2017

 

* As imagens do site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Google LLC

 

*As vozes que narram os contos do Tio-Avô  no site são sem fins lucrativos.
São de propriedade da Soar Áudios

 

 Este site é dedicado aos meus amados sobrinhos- netos